Diário de Escrita Almakia 3 #01

Yo, pessoal! Hoje trazendo novidades (sim, eu disse que elas viriam xD)

Como ainda não permitiram o uso de vira-tempo para os escritores trouxas, seguimos eternamente com essa coisa de não conseguir fazer tudo o que queremos xD Mesmo que eu tenha muitas ideias para as redes sociais do livro, nem sempre consigo colocar tudo em prática. Ainda, dentro de tudo, eu precisava colocar mais conteúdo no blog, mas queria que fosse algo diferente. O que fazer? Foi quando lembrei de uma ideia antiga na faculdade, quando eu escrevia a EDD e fazia o meu TCC sobre fanfics: um diário de escrita. Foi uma das ideias do TCC que abandonei em prol de outra (afinal, como apresentar um diário de escrita de uma fanfic sendo que 98% das pessoas não sabiam o que era uma fanfic?). Agora seria um momento para retomar isso. Aproveitando que estou ainda no início da escrita do livro 3, porque não ir contando sobre o processo aqui no site? xD

diáriodeescrita01

Penso que é algo que pode servir tanto para satisfazer a curiosidade dos leitores como também ser de inspiração para quem escreve sobre mundos fantásticos.

Não serão posts com dia definido de publicação e nem serão todos grandes como esse primeiro, mas eles sempre vão aparecer xD Espero que gostem \o/

Aqui vai o primeiro deles:

– Ideias –
já tem muitas, e sempre surge outra inesperada

Quando estava escrevendo os últimos capítulos do livro 2, deletei umas três páginas inteiras de falas da Kanadi. Bem simples: se ela revelasse tudo naquele momento, o que sobraria para o livro 3? Claro que ainda teria muita coisa, mas… Acho que o contexto da Kanadi merece muito mais do que alguns parágrafos de blábláblá. Como o Aruk já disse, que graça teria lutar por algo se fosse fácil?

Com essa decisão, veio a possibilidade de as ideias ficarem mais um tempo no forno e serem desenvolvidas. O problema é que ideias que ficam paradas têm a tendência de se unirem e se multiplicarem xD Junto com esse desenvolvimento de ideias, eu estava com medo de perder muitas delas no caminho, uma vez que não posso dedicar todo o meu tempo para a escrita. Mesmo anotando todas, o tempo em que eu ficava com o pensamento afastado e focado em outros trabalhos servia para esfarelar o potencial delas. Então, o que fazer?

Foi assistindo um dorama que veio a luz.

Nele a personagem principal, uma roteirista de doramas, tinha um quadro em que ela colava post-its com todos os acontecimentos do capítulo que escrevia. Uma vez que tudo estava na sua frente, ela ia colocando em ordem ou a mudando, acrescentava novas partes, marcava o que era importante, fazia ligações de cenas, via que tal coisa causaria aquela outra…

Por que não tentar fazer algo assim com o livro 3?

Pensei em tudo o que tinha em casa que poderia servir para montar um painel. Encontrei fitas das antigas roupas da LAP de apresentadoras dos Encontros Potterianos (se um dia voltarmos a usá-los, é só comprar fitas novas xD) e fita adesiva. Ao dispor as fitas e formar uma malha de quadrados vi que o máximo que a minha parede permitiria seriam 16 deles. Ótimo, o livro terá 16 capítulos! (sim, tudo decidido assim na base de muito calculo e estudo xD) Se terá 16 capítulos, dessa vez ele terá só duas divisões, e isso me ajuda fazer ele com menos de 200 páginas.

Na semana seguinte me dediquei a escrever todas as ideias e colocar em post-its. Montei ideias macros e ia colocando as micros em volta delas (na porta do meu quarto, ao lado do painel).

2014-05-31 12.20.32(Adesivos!
Adesivos pra tu, adesivos pra toda a sua família,adesivos pra a tua vaca)

Então tirei um domingo de manhã só para distribuir todas essas ideias nos quadrados que representavam cada capítulo. Quando colei o último e me afastei para contemplar o resultado pensei empolgada: o livro 3 está aqui, agora só falta escrever! E corri tirar uma foto para mandar para a Paula, para dizer que a técnica era válida sim xD
2014-06-14 18.08.27

(Foto decelularruim propositalmente desfocada para que ninguém seja atingindo por spoilers xD)

Agora, todos os dias, mesmo que eu não queira, posso olhar para as ideias, acrescentar novas, ver onde elas se encaixariam. Como esse painel deixou de ser substância – que existia só dentro da bagunça que é a minha cabeça – e passou a ser algo ordenado que eu posso ver, tudo flui mais fácil. E já não tenho medo de perder coisas importantes no caminho xD

Então, fica um aprovado-recomendo para quem escreve!
Principalmente para quem sustenta mundos fantásticos em suas mãos xD

Logo mais um capítulo do diário o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s