Cartas&Cartinhas

Esse post demorou muito mais do que eu imaginava, mas foi por um bom motivo: depois de tantos eventos, terminei a releitura de Almakia 3 e já começou a fase de produção 😀 Fora isso, em andamento com um projeto novo, dessa vez sem um pingo de magia (mas nem por isso menos divertido xD).

Então, sobre as cartas, começando pelo caso mais antigo:

Lá em 2012, quando eu lancei o livro um, poucos dias antes da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, em maio, a professora Juliana Bearzi, uma colega de faculdade, me convidou para conversar com a turminha do 6º ano dela, no Colégio Estadual Tarquínio Santos, sobre ser escritora e tals. Eu fui, toda feliz, porque foi a primeira vez que eu falaria sobre os livros. E, realmente, não sabia muito bem sobre o que falar. Afinal, o livro estava sendo lançado, ninguém tinha lido ainda para saber da história e conversar sobre isso. Tudo o que eu poderia fazer era dizer coisas sobre como era publicar um livro. Contei da LAP, das fanfics, da aventura de procurar uma editora, e princialmente, sobre determinar que vai fazer alguma coisa e realmente fazer.

Dessa turminha, vários apareceram durante a feira e compraram o livro. A maioria deles veio falar comigo depois, me adicionaram no face, falaram o quanto gostaram da história. Enfim, foi um começo e tanto para Almakia aqui em Foz e só tenho a agradecer sobre esse tempo de 2012 😀

Porém, agora, em 2015, tive um novo e inusitado capítulo dessa história: as cartinhas.

Incentivados pela prof Ju, os alunos escreveram cartas para mim. Porém, devido há vários motivos, elas só chegaram nas minhas mãos agora em julho, quando estive em um evento com a professora e ela me trouxe o envelope.

20151007_101200

E, dentro, a surpresa;

20150831_164446

Hoje todos vocês, os nomes que aparecem nessas cartinhas, já devem estar no caminho para o vestibular. Desculpa não poder ter respondido todas as perguntas e dúvidas que vocês colocaram ali na época, mas fiquem sabendo que chorei e ri muito com tudo o que foi escrito! Cada desenho e cada agradecimento por eu ter estado aquele momento com vocês me fizeram pensar em todo o caminho que fiz nesses anos desde então, e em quantas coisas boas vieram dele. Espero, de verdade, que todos vocês tenham encontrado aquilo que colocam acima de tudo e que estejam construindo o caminho para seus objetivos! Se Almakia contribuiu um pouco para isso, já fez todo o meu esforço em alcançar o coração das pessoas ter valido a pena xD

Vou listar aqui os nomes que aparecem em todas as cartinhas e minhas respostas breves para elas. Vou tentar marcar vocês no Facebook, então se alguém desses nomes marcados ver esse post, me ajude comunicando os outros com quem ainda têm contato, sim? 😀

Jéssica Cristina Carvalho (Aquela que lia Caio F. Abreu e Crepúsculo: suas leituras já me surpreenderam nesse ponto, então espero que elas só tenham evoluído desde então xD)

Isabella Mariáh (Aquela que gostou muito da ideia da prof Ju de trazer uma escritora para a sala de aula: ganhar o prêmio com o meu conto me ajudou a pensar seriamente em escrever mais, a melhorar e a investir nesse caminho. Se descobrimos que gostamos de algo e que fazemos bem, por que não tentar? xD)

Lívia (Aquela que dobrou a carta como um barquinho e que eu tomei todo o cuidado do mundo para abrir sem rasgar: que bom que você gostou muito da palestra e espero que ela tenha te incentivado a ler outrtos livros de fantasia! E claro que gostei da sua carta! xD)

Camila Marques Machado (Aquela que fez a carta mais colorida de todas: espero que tenhamos nos encontrado da feira do livro e em outros momentos também! xD)

Marcos Guilherme (Aquele que desenhou um Harry-gnomo com o caldeirão: adorei o seu desenho! Não sei se você queria seguir nos desenhos, mas eu tivesse te respondido na época o incentivaria a pensar nisso xD)

Ana Carolina (Aquela que escreveu a carta usando uma cor de caneta por palavra e mesmo assim tem uma letra mil vezes melhor que a minha xD O nome do conto que ganhei o Prêmio Cataratas foi ‘Quero ser herói!’, e a minha reação foi surpresa total, já que foi a minha primeira tentativa de participar de algo assim xD)

Andressa Ferreira Avila (Aquela que desenhou a capa de Harry Potter e disse que eu já era das suas escritoras favoritas: espero que você tenha lido o livro e que ainda me leve em consideração como uma das suas escritoras favoritas xD)

Gabriel (Aquele que sugeriu de eu fazer um jogo de Almakia: por que não? xD É uma boa ideia, Gabriel, e vou pensar nisso! o/)

Thainá Maria (Aquela que disse que ficou muito interessada na história do livro e que pediria para o pai comprar o livro, e que a irmã também leria: espero que as duas tenham lido e gostado! xD)

Nicoli N. de Araujo (Aquela que fez um desenho muito explicativo sobre um livro xD O link sobre o que são fanfics está ali no final dessa lista de nomes xD)

20151007_110015

Isabela Gaya (Aquela que não pôde estar no dia porque tinha ido ao médico: espero que você tenha tido outra oportunidade de falar comigo! Falei com muitas Isabelas, então não sei se falei com você, mas se tivesse me tido que o seu segundo nome era Gaya com certeza eu lembraria xD)

Luiz Pedro da Rosa (Aquele que gosta de gibis assim como eu: a LAP eram pessoas, minhas colegas de escola. Mas, acima de tudo, a LAP foi a concretização dos nossos sonhos, o nosso ‘dar um passo e ir’. Espero que, assim como eu, você também encontre o seu start xD)

Giovani (Aquele que tem os filmes do Harry Potter e gostou muito dos booktrailers: os vídeos ajudam bastante a ter uma ideia do que é a história dos livros, não? xD Espero que o interesse nos filmes tenha te levado para os livros também, Gionvani! \o/)

Matheus Andrade (Aquele que desistiu de ser jogador de futebol e queria ser escritor igual ao Pedro Bandeira: acho que você pode ser os dois, Matheus! Um jogador que escreve ou um escritor que joga futebol. O importante é gostar de fazer tudo o que faz xD)

Eliaquin (Aquele que disse que queria ser escritor: espero que, independente de ter escolhido ser escritor ou não, você esteja correndo atrás dos seus sonhos! xD)

Alisson (Que bom que o que eu falei o incentivou a seguir o caminho da literatura! \o/ Seu desenho do Harry Potter ficou anos luz melhor que o meu xD)

Erik (Aquele que ganhou o prêmio: espero que tenha gostado e que tenha buscado outras leituras depois xD)

João Victor (Aquele que queria saber sobre um filme do meu livro: olha, João, eu gostaria muito de ver Almakia como um filme, mas não depende de mim. Vai que alguém que possa fazê-lo se interesse? xD)

Analice M. Battisti (Seu irmão agora acredita que eu fui lá falar com vocês? xD)

Henrique Santos (Respondendo suas duas perguntas: 1 – claro que gostei de ir à escola visitar vocês! Não sabem como emociona estar ali na frente, falando sobre o meu trabalho, e sabendo que uma palavra dita pode ajudá-los a definir algo para o futuro; 2 – Ganhar o concurso de contos e poesias foi o que me fez pensar ‘Ah, acho que eu posso tentar ser uma escritora, talvez dê certo’ xD)

Mariana (Apesar de ter ficado com vergonha no dia, você veio falar comigo depois? Espero que sim! xD)

Lívia G. Malvestio (Também gosto de Alice no País das Maravilhas, e espero que hoje você já saiba mais sobre o contexto de construção do livro e que tenha entendido porque ele é diferente do filme xD)

Jean Victor (Seu desenho da Garo-lin com os olhos amarelos entra para o mural das fanarts de Almakia xD)

20151007_102330

Hikari Kimura (a composição do meu nome vem de Elizabete, então tem o mesmo significado que ele. Mas, eu já sabia o significado do teu nome e acho ele lindo! Pensando agora, acho que Kidari inconscientemente veio um pouco de Hikari tbm. Lembro de ter te falado sobre isso quando fiz o seu autógrafo na Feira do livro daquele ano xD)

Ana Carolina da Silva (Aquela do BJUUS mais enorme de grande e colorido que recebi nas cartas xD)

Victória (Aquela que não ficou brava comigo porque não ganhou o prêmio: que bom que não ficou brava comigo por não ter ganhado o livro xD)

Kamila R. Pereira (Espero que hoje você já possa ler ou já tenha lido Harry Potter xD)

*nome não identificado* (Aquela que não gosta de ler, mas que quando começa não para mais: espero que tenha começado e continuado muitos livros desde então xD)

20151007_103353

Jordana Rany Loren Brandão (Aquelaa com nome de elfa, que já tinha lido Kassan e não gostava muito de Harry Potter: espero que tenha gostado de Almakia e que já tenha visto a Celebriant explodindo em Intueri xD)

E foram vários que me perguntaram sobre fanfics. Então, aqui um link com uma explicação geral sobre o assunto xD

E, a segunda história de cartinhas advêm desse caso relatado acima.

Quando eu falei em alguns posts atrás que iria contar sobre as cartas que haviam chegado, alguém me pediu meu endereço para enviar algo também. E, claro que ele não poderia estar de fora desse post! João, fiquei exibindo a sua carta com orgulho para os colegas escritores do FantasyLine e, como eu disse que responderia em um post, aqui vai:

Cuidado em reunir tantos elogios em uma carta só para uma leonina! xD Ao contrário das cartinhas recebidas pelos alunos, você é um leitor de Almakia e entrou em contato comigo pela primeira vez só para dizer o tanto que gostou da história. Esse contato é o combustível para nós escritores xD Acho que quando falamos isso pode parecer, para muitas pessoas, que ficamos aqui esperando que os elogios venham porque esperamos que eles venham. Não é bem assim: escrever um livro não fica no somente escrever. A realidade da maioria dos escritores é trabalhar com a própria divulgação da sua obra, e hoje em dia estar nas redes é fundamental (o ocupa muito do nosso tempo). Ainda, todos nós temos ‘o outro’ trabalho, aquele que paga nossas contas no final do mês. Temos compromissos, família, gatos cachorros, papagaios… Então, sentar e esperar elogio é um artigo de luxo para escritores nacionais xD Por isso quando eles chegam nos pegam de surpresa e emocionam, nos tocam profundamente e não dá tempo nem de disfarçar os olhos marejados. Porque, mais do que um elogio é uma recompensa para a nossa alma. Talvez as mães que se emocionam com coisas simples e bobas que seus filhos fazem vão entender o sentimento de um escritor ao receber uma carta manuscrita falando sobre como seu livro fez diferença na vida de uma pessoa. Esse foi o caso da carta do João para mim. Você conseguiu passar a sua mensagem sim, João, talvez muito além do que você próprio imaginava xD Quando teus amigos te zoarem sobre escrever cartas melosas, mostra esse post para eles, e se quiser que eu mande resposta modoleoninaon para eles, é só dizer \o/

***

Sim, foi um post imenso, mas também um daqueles que precisam estar aqui no site xD

Se você se interessou em mandar cartas para seus autores favoritos, podem fazer isso! Garanto que todos eles irão adorar! xD Aqueles que são da época das máquinas de datilografar, aqueles que (como eu) são a geração que conheceram o mundo sem e com computadores, e mesmo aqueles que já nasceram na era digital onde a troca de e-mail passou a ser o comum: cartas  hoje significam um grande empenho para de alguém para falar com você, e só isso já vale a pena xD

E para quem quiser me enviar cartas ou corujas, segue o minha localização no mundo:

Rua Dr. Ney Wadisson dos Santos, 1466
Parque Resid. Jardim Itália II
Foz do Iguaçu – PR
CEP – 85858-295

Até o próximo post! \o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s