Afinal, o que é fantástico? – Parte 06

Já aconteceu em uma palestra, onde eu falava sobre o meu livro, uma professora fazer uma pergunta sobre literatura de fantasia que eu não consegui encaixar o contexto (a princípio). Foi com o desenvolver dela que eu alcancei o que ela queria: entendi que a professora compreendia tudo relativo à fantasia com a Literatura Fantástica Inglesa, do Edgar Allan Poe, e o Realismo Mágico latino.

Então, para você que é como a professora, vamos recapitular algo que já foi dito: quando falo de Literatura Fantástica Moderna, ela se refere a algo que está acontecendo agora, de uma década para cá, e não aquela literatura clássica de O Corvo 😀 Diferente da sua madrinha antiga, essa literatura não é considerada uma escola literária (ainda) e está mais relacionada com o mercado editorial do que com conversas literárias regadas a chá em Academia de Letras xD

Sobre a Literatura Fantástica Inglesa, que influenciou e ainda influencia muita literatura de fantasia hoje, vou apenas passar por cima. Ela já é bem conhecida, e acho que basta apenas eu falar as palavras chaves Corvo/Poe para tudo fazer sentido xD

corvo

Mas, vou explicar um pouco sobre o Realismo Mágico, já que ele é mais conhecido de quem estuda literatura do quem gosta de ler livros:

Realismo Mágico

É uma escola literária surgida no início do século XX também é conhecida por realismo fantástico ou realismo maravilhoso, sendo este último nome utilizado principalmente em espanhol. É considerada a resposta latino-americana à literatura fantástica europeia (aquela, do Poe). Entre seus principais expoentes estão o colombiano Gabriel García Márquez, Premio Nobel de Literatura, o peruano Manuel Scorza em suas cinco novelas onde são descritas as lutas do campesinato dos Andes Centrais e os argentinos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. Muitos consideram o venezuelano Arturo Uslar Pietri o pai do realismo mágico. No Brasil, destacam-se os nomes de Murilo Rubião e José J. Veiga e parte da obra de Dias Gomes.

Gabriel-Garcia-Marquez-morre-aos-87-anos1-17-04-14

Vale também colocar aqui que o Realismo Mágico foi uma escola literária que não aconteceu aqui no Brasil – não declaradamente. Embora tenhamos obras que se classifiquem como (Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machado de Assis, é um grande exemplo), o que aconteceu na época no cenário literário brasileiro foi a Semana da Arte Moderna. Esse evento influenciou muito mais os escritos e artes no geral do que o que vinha dos nossos vizinhos xD

escola-engenho-semana-de-arte-moderna-historia-9o-ano-capa-870x430

Tá, entendido a diferença entre Literatura Fantástica “Antiga” e Realismo Mágico, em comparação ao mercado de fantasia hoje, vamos para os subprodutos da primeira:

Fantasia

É um gênero que usa a magia e outras formas sobrenaturais como elemento principal do enredo, da temática e/ou da configuração. Muitos trabalhos dentro do gênero ocorrem em planos de ficção ou planetas onde a magia é comum. A fantasia é geralmente distinguida da ficção científica e horror pela expectativa de que ela fica longe de temas científicos e macabros, respectivamente, embora exista uma grande sobreposição entre os três gêneros.

Na cultura popular, o gênero da fantasia é dominado por sua forma medievalista, especialmente desde o sucesso mundial de O Senhor dos Anéis, de JRR Tolkien e de As Crônicas de Nárnia.  Atualmente, ainda se usa outra nomeclatura para diferenciar as obras que usam um mundo com cenário mágico e não necessariamente dentro do contexto medieval: os épicos. Em seu sentido mais amplo, no entanto, a fantasia inclui obras de vários escritores, artistas, cineastas e músicos que, a partir de antigos mitos e lendas, conquistam adeptos de várias partes do mundo.

As-Crônicas-de-Nárnia

Hoje, na literatura de fantasia que rola no mercado editorial é bem comum termos histórias que dividem seus acontecimentos em vários livros. É uma prática bem comum, uma vez que sai mais barato (tanto para a produção quanto para quem adquire o produto final) ter volumes do que um único livro gigante. Entretanto, muitos esbarram na questão: o que é série e o que é saga?

A classificação de histórias entre uma e outra às vezes fica em uma linha bem tênue. Mas, é possível sim separar pelo que mais se destaca na obra. Vamos usar 2 exemplos bem básicos e fácies de entender:

Senhor dos Anéis = saga | Harry Potter = série.

Saga = a história apresenta um único objetivo, que se desenvolve através de vários volumes até alcança-lo. Em SdA, o objetivo é destruir o Um Anel, e por isso chamamos de Saga do Anel. Guerra dos Tronos é considerado uma saga?… Acho que vamos ter que esperar o final mesmo para poder classificar, por que tem tantas histórias ramificadas ali dentro que fica difícil estabelecer um único objetivo xD Porém, muitos tratam como uma saga, pela questão de tudo rolar para ver quem fica no trono (…a questão é: será que realmente é esse o verdadeiro objetivo? xD)

81108155012d051b12313b075c91

Série = um contexto único no qual se desenvolve várias histórias, podendo haver vários objetivos. Harry Potter tem uma história única em si, assim como SdA. Mas, construímos ela através das aventuras que ele vive em cada ano de Hogwarts. Cada ano, cada livro, têm seu próprio objetivo.

wallpaper_desktop-express

Um exemplo que envolve as duas classificações? Os livros da Cassandra Clare. Tem a Saga dos Instrumentos Mortais, das Peças Infernais e agora dos Artifícios Mortais. Mas, todas elas fazem parte da Série Shadown Hunters xD

844cc634d6c0b4c6549a50778857428e

Tarefinha de casa: relembrar aquelas histórias que você já leu e que se desenrolam por livros e perceber se elas podem ser desenvolvidas em saga ou série 😀

Post que vem vamos falar um pouco sobre a literatura de Terror/Horror. Essa parte merece um post somente dela já que é foi uma precursora de fantasia, tanto na literatura como no cinema o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s